Nutrologia: entenda como funciona essa ciência médica
- 1 de set. de 2022
- 3 min de leitura
A nutrologia é uma especialidade que ganhou reconhecimento mais recentemente, diferente da endocrinologia e até mesmo da nutrição.

Essas últimas tendem a ser bem compreendidas entre as pessoas, mas a nutrologia parece ocupar um lugar entre elas, e é aí que a dúvida surge.
Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Os médicos nutrólogos não devem ser confundidos com nutricionistas. O Nutrólogo é formado em Medicina e com pós-graduação ou residência na área de nutrologia.
O médico especializado em Nutrologia tem conhecimento para diagnosticar e tratar qualquer tipo de enfermidade relacionada à alimentação e hábitos de vida. Como anemia, diabetes, câncer, obesidade, hipertensão, além de transtornos como anorexia e bulimia.
Entre as mudanças que podem ser realizadas pelo acompanhamento com um nutrólogo, estão:
· Diminuição da gordura corporal;
· Ganho de peso muscular;
· Maior desempenho físico;
· Aumento da disposição;
· Perda de peso;
· Melhora do sistema imunológico;
· Melhora da memória;
· Aumento da libido;
· Melhora da qualidade do sono;
· Melhor do humor;
· Melhora de sintomas da menopausa, TPM e depressão.
Diferença entre nutricionista e nutrólogo
A primeira diferença entre o nutrólogo e o nutricionista é a formação acadêmica. Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição.
Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
No entanto, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita (veganos, por exemplo) seja em função de objetivos específicos, como competições esportivas.
Enquanto o nutrólogo visa avaliar, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer orientações para uma alimentação mais equilibrada e para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos.
Portanto, dependendo do seu objetivo, é muito comum que você precise consultar os dois profissionais, que trabalharão em conjunto para auxiliar na melhora da sua saúde e da sua qualidade de vida.
Por que a Nutrologia está presente na Medicina Integrativa?
O acompanhamento de um profissional da Nutrologia auxilia o paciente no acompanhamento do seu estado nutricional em diferentes etapas da vida, incluindo adolescência, fase adulta, gravidez, terceira idade, etc. Trata-se de uma especialidade muito abrangente que permite compreender a fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas à falta de consumo de certos nutrientes.
Em outras palavras, podemos afirmar que a Nutrologia traz diversos benefícios para quem busca melhor qualidade de vida, mais disposição no dia a dia e uma longevidade saudável, tudo isso visa à cura integrada do paciente.
Como a nutrologia pode me ajudar?
Com o mapa completo das suas necessidades bioquímicas, fisiológicas e hormonais rever excessos e suprir carências. Entre os papéis do hormônio cortisol, por exemplo, está a influência dele na qualidade do seu sono, na disposição para realização de tarefas diárias, na sua concentração, humor e até mesmo em uma maior propensão ao consumo de carboidratos. Os níveis de aminoácidos interferem diretamente no seu ganho de massa muscular e a saúde de seu cabelo depende diretamente da absorção de nutrientes pelo intestino.
Além de fortalecer sua saúde e prevenir doenças, o nutrólogo permite identificar problemas mais sérios mesmo antes do surgimento dos primeiros sintomas, favorecendo o tratamento precoce e aumentando as chances de cura. O acompanhamento de um médico nutrologista é indicado em qualquer idade para desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida.
Gostou? Então compartilhe em suas redes sociais para que amigos e familiares também conheçam mais detalhes sobre o trabalho do nutrólogo.
Comments